Em uma realidade cheia de desafios socioambientais, as empresas sofrem uma pressão crescente para assumirem uma transição para a sustentabilidade nos negócios. Porém, abraçar a sustentabilidade como marca de um negócio não é algo simples, exige tempo, planejamento e um entendimento profundo do tema.

Nesse artigo vamos abordar a sustentabilidade com um olhar voltado para os negócios. Vamos discutir a necessidade das empresas se envolverem em uma transição para a sustentabilidade, quais os fatores que levam as empresas a mudarem de rumo e que aspectos são essenciais nesse processo.

Sustentabilidade: o tema do século XXI

Quando se fala em sustentabilidade, normalmente vem à cabeça os conceitos de equilibrio e harmonia relacionados ao meio ambiente. Ou seja, respeitar os limites do planeta ou do meio no qual se está inserido. 

Porém, sustentabilidade pressupõe uma discussão sobre o tipo de sociedade que temos e que queremos para o futuro. Envolve ética, integridade, responsabilidade, respeito ao outro e cuidado com o meio ambiente. Vai além da discussão sobre os recursos naturais. Envolve um compromisso com as futuras gerações.

E, quanto mais essa discussão evolui em uma sociedade, mais as empresas precisam se mobilizar e adequar suas atividades 

As tendências globais que estimulam mudanças 

São muitos os fatores externos que têm impactos internos nas empresas e que pressionam por uma transição para a sustentabilidade nos negócios. Aqui vamos falar de 3 importantes tendências globais que geram grande pressão: as mudanças climáticas, o aumento demográfico e a mudança no poder econômico.

  • As mudanças climáticas podem gerar impactos imprevisíveis e dramáticos nos ecossistemas, pressão sobre os sistemas urbanos e escassez de recursos naturais;
  • O aumento demográfico, seja pelo crescimento populacional ou pelo aumento da expectativa de vida das pessoas, pode gerar maior fluxo de pessoas, maior demanda de produtos, mais consumo de recursos e mais lixo;
  • A mudança de poder econômico, com o crescimento de uma classe média com melhor poder de consumo em países como a China, a Índia e países do hemisfério sul, podem transformar os polos de concentração de riqueza, possibilitar inovações para o crescimento sustentável, aumentar o consumo e gerar novas oportunidades de negócios.

Essas tendências e tantas outras, tais como a urbanização, o declinio dos ecossistemas, a escassez de recursos, entre outras, não podem ser vistas isoladamente. Cada uma delas faz parte de um todo maior com grandes interrelações. O desequilíbrio do sistema gera mais pressão à sociedade e às empresas por mudanças transformacionais significativas.

Os drivers de internalização das mudanças nas empresas

Normalmente, quando os fatores externos estão em desequilíbrio, a empresa pode ser afetada em suas receitas, em seus custos ou até mesmo, em novos riscos. 

Os fatores externos são internalizados na empresa a partir de 3 drivers: regulamentos e normas, ação das partes interessadas, e dinâmicas de mercado.

A partir do momento em que a sociedade se dá conta de que a forma como vivemos é insustentável e de que há uma necessidade eminente de mudança, ela mesmo exerce pressão para que as empresas mudem. 

Hoje, vemos uma quantidade crescente de consumidores que querem saber a origem dos produtos, se sua produção é justa e responsável. E isso tem mudado a dinâmica dos mercados, com os produtos e serviços sustentáveis crescendo a olhos vistos.

Mas não são só os consumidores que cobram por sustentabilidade nos negócios. Nessa mesma onda, os colaboradores querem trabalhar em empresas com valores  mais claros. Além disso, os próprios investidores cobram por resultados mais consistentes e duradouros que práticas insustentáveis não podem oferecer.

E por fim, essa mudança na cultura de consumo e no comportamento dos agentes envolvidos desencadeia uma ação mais efetiva por parte dos governos, que propõem regulações mais rigorosas.

Esse conjunto de fatores acelera a incorporação de conceitos de sustentabilidade nos negócios. Esse  é um processo que já está em andamento também no Brasil. Mais cedo ou mais tarde, essa vai ser a única realidade aceita no ambiente dos negócios. 

A empresa sustentável

A sustentabilidade nos negócios tem a ver com o equilíbrio entre as responsabilidades econômicas, sociais e ambientais. Empresas sustentáveis assumem um novo modelo de pensar e fazer negócios voltado para o respeito ao outro e o cuidado ao meio ambiente. Elas operam em favor de todos os interessados, ​​atuais e futuros, garantindo a saúde e a sobrevivência a longo prazo do negócio e benefícios econômicos, sociais e ambientais à sociedade.

A sustentabilidade é incorporada à estratégia da empresa influenciando missão, visão, estratégias, objetivos e metas. O novo modelo de negócio visa causar impacto positivo e partilhar o valor gerado com todos os envolvidos. A empresa passa a valorizar o lucro que vem em benefício das pessoas e do ambiente.

Na prática do dia a dia, a sustentabilidade se estabelece de diversas formas: na relação ética com clientes e fornecedores; na promoção da inclusão e da qualidade de vida das pessoas e das comunidades; na preservação ambiental e cultural das regiões, gerando resultados positivos para toda sociedade, hoje e no futuro.

A sustentabilidade e as novas oportunidades

A integração da sustentabilidade nos negócios abre uma janela de novas oportunidades. Falamos sobre isso em um artigo anterior.

A empresa passa a olhar mais para dentro de si de forma a encontrar a autenticidade e verdade na relação entre o que diz e o que faz. Com isso, sua reputação melhora, conquista novos clientes e amplia mercados. 

Operacionalmente, há uma melhoria de processos, economia de recursos naturais, diminuição de custos e aumento da eficiência da empresa.

Além de tudo, a empresa pode criar novos produtos que incorporem o valor da sustentabilidade como resposta aos desafios socioambientais emergentes.

A estrutura para incorporar os conceitos de sustentabilidade nos negócios

A Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável proposta pela ONU é considerada uma estrutura única para incorporar os conceitos de sustentabilidade nos negócios. Esse projeto é resultado de  um esforço histórico com consenso global. Ele uniu um trabalho extensivo e sem precedentes de multiplos agentes em torno de melhores condições de vida para a humanidade. 

A Agenda 2030 é considerada uma ferramenta universal e ambiciosa pois olha para a realidade de países em desenvolvimento. É um recurso detalhado em 17 objetivos principais, 169 metas específicas e mais de 200 indicadores. Tem um caráter transformativo pois propõe a transformação radical de nossos principais sistemas econômicos.

Se você quiser conhecer melhor essa estrutura, é só baixar nosso ebook aqui. 

Boa leitura!

Share This