Muitas pessoas não vêem de forma clara as relações entre o clima e os negócios. Embora não haja uma relação direta em alguns setores, o clima pode impactar os negócios, sim.

Você sabe como a mudança do clima pode impactar financeiramente o seu negócio? Ou então, você já analisou como o seu negócio afeta o clima? Você tem dados suficientes para responder a essas perguntas?

O clima exerce uma influência muito significativa sobre as atividades econômicas. À medida que ele muda, muitos setores podem ser impactados positiva ou negativamente. Portanto, as empresas e os profissionais precisam estar atentos a essa mudança.  Afinal, esse pode ser um fator determinante para a sustentabilidade dos negócios.

Os negócios impactam o clima

O principal fator causador do aquecimento global e das mudanças do clima é o uso de combustíveis fósseis, especialmente o petróleo e seus derivados. Ou seja, a queima de combustíveis fósseis é uma das principais fontes de emissões de gases de efeito estufa. Leia nosso artigo sobre o assunto aqui!

A maioria das empresas depende do petróleo tanto como fonte de matéria prima para seus produtos, quanto como fonte geradora de energia. Além disso, são muitas as etapas da cadeia de valor que podem agravar o aquecimento global. Abaixo, veja como diferentes atividades de negócios podem impactar de forma direta ou indireta o clima:

  • As empresas fazem seus produtos a partir do petróleo.
  • Energia,  água e outros recursos naturais são utilizados na sua produção.
  • Muitos processos geram resíduos e emitem CO2 na atmosfera.
  • Uma grande quantidade de produtos usa o plástico (derivado de petróleo) em suas embalagens.  
  • A distribuição dos produtos depende do transporte que usa combustíveis fósseis. 
  • A comercialização usa eletricidade gerada por fontes nem sempre renováveis

Sendo assim, as empresas precisam reconhecer que fazem parte do problema e também da solução.

Contudo, o clima já tem abalado muitos negócios em diferentes setores empresariais, como finanças, agricultura, até a saúde. Por isso, gestores públicos e privados, agricultores, pessoas ligadas à construção civil, à saúde pública, ao turismo e ao planejamento de cidades precisam cada vez mais dominar esse tema e pensar estrategicamente as formas de agir. 

O clima impacta os negócios

É difícil quantificar o quanto as mudanças do clima podem afetar os negócios. Porém, os seus efeitos já estão sendo percebidos mundo a fora. Grandes desastres climáticos, como secas, inundações e furacões têm interferido nos valores de seguros e prejudicado a complicada cadeia produtiva e de suprimentos para a industria. Com a globalização, a interrupção da fabricação de componentes industriais em um local qualquer do globo pode gerar perdas financeiras significativas em empresas de outro lugar.

Por outro lado, alguns setores são indiretamente afetados pela mudança do clima. É o caso da construção civil, do planejamento de infraestruturas urbanas, do combate a desastres, e do turismo entre outros.

No âmbito da empresa, os potenciais impactos podem ser percebidos no mercado, na logística, nas pessoas, nas instalações, nos processos e nas finanças.

Impactos no mercado 

O mercado pode ser impactado pela mudança na demanda de bens e serviços. Cresce a necessidade de conhecimento, habilidades, tecnologias e produtos que ajudem a sociedade a se adaptar aos impactos do clima. Assim, crescem novas demandas e consequentemente negócios voltados para as mudanças do clima. São idéias inovadoras voltadas para o uso de energias renováveis, para a diminuição do uso de combustíveis  fósseis, para uma mobilidade sustentável,  e para a substituição do petróleo como materia prima de produtos. Por outro lado, alguns produtos e serviços podem ter sua demanda reduzida. Por exemplo, poderíamos citar a diminuição do consumo de aquecedores de ambiente, a redução do consumo de plástico, a busca por produtos que usam matéria prima reciclada, entre outros.

Impactos na logística

Eventos climáticos extremos podem interferir na logística de alguns negócios, especialmente aqueles que tem sua cadeia produtiva distribuída em diferentes países. A falta de suprimentos provocados pelo clima podem provocar a descontinuidade dos negócios. Da mesma forma, negócios que dependem de infraestruturas específicas, tais como serviços de comunicação, de energia e transporte podem ter suas atividades interrompidas, provocando prejuízos extras.

Impactos nas pessoas

A mudança do clima impacta diretamente as pessoas, que por sua vez fazem os negócios andarem. O aumento do calor extremo provoca mal estar e desconforto. Como resultado, a empresa pode registrar diminuição da produtividade de seus colaboradores e aumento do absenteímo. Como resultado, a empresa precisará investir na melhoria do conforto dos ambientes de trabalho. Da mesma forma, o aumento de doenças disseminadas por vetores também pode afetar funcionários e clientes, interferindo na sua capacidade produtiva ou de compra.

Impactos nas instalações

Os eventos climáticos podem impactar as instalações comerciais, tais como os edifícios e as demais infraestruturas envolvidas. Nesse sentido, tanto o projeto, como a construção e a manutenção das instalações novas e atuais devem levar em consideração as mudanças do clima. Essas instalações precisam ser produzidas e geridas com baixas emissões de carbono e adaptadas às novas exigências do clima. Em alguns casos, será necessária a transferência das instalações para locais mais seguros.

Impactos nos processos

Alguns processos ou atividades sensíveis à mudança do clima podem exigir novas metodologias ou novos equipamentos. A diminuição na disponibilidade de água e energia, a diminuição de resíduos e o controle das emissões podem exigir maiores investimentos da empresa. Mas também podem gerar novas oportunidades de negócios voltados para a melhoria de processos.

Iimpactos nas finanças

Os custos dos danos climáticos, a necessidade de novos investimentos para adaptação, a ocorrência de episódios de interrupções de atividades podem afetar as finanças da empresa. Caso a empresa esteja localizada em áreas de potenciais riscos climáticos, terá custos mais elevados de seguros e riscos maiores para investidores.Além disso, a falta de gerenciamento de riscos poderá interferir no acesso a financiamentos futuros.

O clima e os negócios: riscos correspondentes 

Se analisarmos os possíveis impactos descritos acima, podemos identificar os riscos que mundaça do clima pode gerar aos negócios.

Riscos reputacionais. A falta de um planejamento estratégico que integre as mudanças climáticas pode gerar riscos reputacionais à empresa. Se a empresa não está preparada para garantir a segurança, a saúde e o bem estar das pessoas, ou o cumprimento de seus contratos pela descontinuidade de suas atividades, terá sua reputação comprometida.

Riscos operacionais. Da mesma forma, se o planejamento estratégico da empresa não inclui as previsões futuras das mudanças do clima, a empresa pode enfrentar riscos operacionais. Dificuldades de abastecimento de matéria-prima, de recursos essenciais, possibilidade de danos nas instalações e aumento do absenteímo são os principais fatores para essa questão.

Riscos ambientais. A inadequação de instalações e de processos a um clima diferente, ou danos gerados em instalações e equipamentos, provocados por eventos climáticos extremos podem gerar grandes riscos ambientais à empresa e ao ambiente.

Riscos de saúde e segurança. Estão relacionados à falta de adaptação das instalações e dos equipamentos a um clima diferente, e a falta de politicas adequadas de redução de riscos de desastres.

Riscos financeiros. Estão relacionados à falta de ações que minimizem todos os possíveis impactos das mudanças climáticas na empresa. E por fim, ao não considerar um clima em mudança.

Riscos estratégicos. A alteração do clima tem transformado a forma como as empresas conduzem seus negócios. A transição para uma economia de baixo carbono  é inevitável e em poucos anos essa será a realidade. Empresas que não olharem para o futuro, considerando essa situação, correm um grande risco de adotar estratégias de longo prazo que não sejam mais aceitas pelos novos mercados.

O clima e os negócios: as oportunidades

Todos os setores da sociedade serão impactados pela mudança do clima. Essa situação torna as mudanças climáticas e a sustentabilidade partes de uma mesma moeda. Ou seja, ao relacionarmos o clima e os negócios  podemos identificar muitas oportunidades de melhorar o mundo e ainda ganhar dinheiro.

Muitas empresas espalhadas pelo mundo já estão acordando para essa nova realidade climática.  De forma estratégica, elas procuram se adaptar à nova situação, aproveitando as oportunidades identificadas. Recentemente, a Revista Exame discutiu em um artigo  as oportunidades de negócios que as mudanças climáticas podem criar. Leia o artigo aqui.

Por outro lado, o interesse de empresas e profissionais em mitigar as emissões de gases de efeito estufa tem gerado novos produtos e novos empregos relacionados à produção de energias limpas. 

A chave da questão é que, em um clima diferente, temos que fazer diferente. Assim, serão necessários novos conhecimentos, novas habilidades, novas tecnologias, novos produtos e novos serviços.

Nesse contexto, profissionais e empresas podem encontrar seu caminho para atuar de forma sustentável. O primeiro passo para isso é a tomada de consciência de que  precisamos olhar melhor para a mudança do clima e encontrar o melhor caminho a seguir, com planejamento e visão integrada dos negócios.

 

 

Share This